Tonia Carrero

“Tudo na minha vida aconteceu em decorrência de paixões. Sempre quis viver longe da racionalidade. A paixão me empurrou, me fez fazer coisas e por isso não me arrependo de nada”

 

Tive a honra de trabalhar em 2003  no espetáculo “A Visita da Velha Senhora” com a grande dama Tonia Carrero. E antes mesmo da peça começar os seus ensaios, passei a tarde em sua casa no Jardim Botânico “reescrevendo” o clássico de Dürrenmatt. Explico: Tonia Carrero tem toda uma forma particular de interpretar, de falar os textos. E a Clara Zahanassian, sua personagem, precisava ter o “Carrerez”. Enquanto ela ia lendo o texto, de sua forma toda particular, eu ia reescrevendo, adicionando todos os seus maneirismos, rubricas com suas entonações e particularidades. Lembranças boas de uma tarde nublada, onde uma dama do teatro me recebeu em seu estúdio, de pijamas, dividindo comigo um momento único, que ficará para sempre na minha cabeça e coração.

A peça estreou e aconteceram vários momentos especiais. Era sensacional vê-la chegar ao teatro, sempre feliz, sorridente, cumprimentando a todos. Posso dizer que era a mulher mais chique do mundo de bobes na cabeça. Fazia questão, de todos os dias, na hora dos aplausos e agradecimentos, se alongar e colocar as mãos no chão, só para mostrar que podia. Um dia, vindo com seu motorista, o trânsito no centro do Rio engarrafou, em frente ao teatro, mas na pista oposta. Não se fez de rogada, desceu do carro e atravessou as duas pistas, no meio dos carros, acenando e mandando beijos. Ainda chegou comentando, feliz, que recebeu assovios!

Na próxima sexta-feira, dia 23, ela comemora mais um aniversário. ”Ela está lúcida e bem-humorada, embora, por ter dificuldades de andar, quase não ande; e, por ter dificuldades de falar, quase não fale”, relata Cecil Thiré, 71, filho único da atriz, para a jornalista Eliane Trindade, da Folha de São Paulo. Justificativa para o ator não permitir à repórter entrevistar a mãe nem fotografá-la. Consegui uma foto dela atual, mas não irei publicar. Deixo aqui meu desejo de um Feliz Aniversário, que chegará até ela não através do meu blog, mas através dos desejos de saúde e paz que envio. Toda a minha reverência a Tonia Carrero, a grande dama da arte do Brasil e uma das atrizes mais bonitas do mundo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>